30 de janeiro de 2014

Ano do cavalo chines

Ano do cavalo chines. Os chineses celebram a entrada do Ano Novo a 31 de Janeiro, ou o Festival da Primavera como também é conhecido, desde o início do século xx.
Ao contrário do nosso horóscopo, que é o ocidental, o calendário chinês tem início na primeira lua nova e cada ano é dedicado a um dos 12 animais que responderam ao apelo do Buda: rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.
Este ano de 2014 está reservado ao ano cavalo de madeira, um símbolo de renovação e mudanças, este animal do elemento madeira, é um dos preferidos dos chineses.
Durante uns dias, os chineses gozam um período de férias para celebrarem esta grande festa, caracterizada pela união familiar e pelos agradecimentos aos antepassados, colocando nas janelas e nas portas papéis vermelhos e dourados, tons de prosperidade, oferecem comida aos deuses e as crianças recebem da família dinheiro.
O povo chinês acredita que quando se é generoso, recebe-se algo importante em troca. Usam roupa nova e uma peça interior vermelha, no primeiro dia do ano, para atrair sorte. À meia noite, juntam-se à mesa para comerem bolinhos de arroz e assistirem à largada de fogo de artíficio.

Ano do cavalo chines. No Museu do Oriente, em Lisboa de 30 de Janeiro a 02 de Fevereiro há Festa para celebrar o ano novo chinês com várias iniciativas destinadas a toda a família.
Podem participar em Workshop de gastronomia chinesa para adultos, praticar uma aula de tai chi ou conhecer Guaniym, a deusa dos mil braços, através de expressão dramática.
Deixo-vos um vídeo da dança da Deusa dos Mil braços da Associação Chinesa de Pessoas Deficientes, espero que gostem.


Sem comentários:

Enviar um comentário