9 de janeiro de 2014

A minha receita Sopa da Pedra Folhada

A minha receita Sopa da Pedra Folhada. Hoje acordei com saudades da minha infância, dos cheiros e sabores da cozinha da minha avó. As saudades levaram-me até à sopa da pedra folhada.

Eis a receita:

Ingredientes:

1 - chouriço de carne de preferência caseiro;
400 g de batatas;
2 - cebolas pequenas;
200 g de cenouras;
1 raminho de hortelã;
2 dentes de alho;
200 g de feijão encarnado cozido;
40 g de massa folhada;
1 ovo batido;
sal e pimenta q.b. 

Confeção:

Ligue o forno a 180º C. Corte o chouriço em rodelas, as batatas, as cebolas e as cenouras em pedaços. Coza os ingredientes, durante dez minutos em água temperada com sal, pimenta e a hortelã e junte os dentes de alho esmagados.

Passado esse tempo, adicione o feijão escorrido e deixe ferver. Distribua a sopa por tacinhas ou use uma taça só. Humedeça os rebordas  da taça ou das tacinhas com água e coloque uma tira de massa folhada em volta do (s) rebordo (s) da taça (s).
Corte a restante massa em círculos suficientes grandes para taparem a taça ou as taças. Aplique-os e una-os às tiras de massa. Pincele a massa com o ovo batido e leme ao forno a cozer durante 20 minutos. Retire e sirva. Bom apetite!

A minha receita Sopa da Pedra Folhad. Para quem ama, não será a ausência a mais certa, a mais eficaz, a mais intensa, a mais indestrutível, a mais fiel das presenças? 
Marcel Proust


















Sem comentários:

Enviar um comentário