10 de maio de 2013

A minha sobremesa com morangos





A minha sobremesa com morangos é Clafouti de Morangos, uma sobremesa muito fácil de confecionar, não é muito cara, é muito agradável, pode ser comida quente ou fria conforme o gosto de cada um.
Nesta altura do ano, é a época dos morangos. O morango é considerado um fruto vermelho, carnudo, suculento com um sabor um pouco ácido e com poucas calorias, rico em vitamina C, betacaroteno (antioxidante), ferro, cálcio, fósforo, potássio, sódio, em pequenas quantidades vitaminas  A e B.

Os morangos por serem  um fruto rasteiro, devem ser muito bem lavados para evitar impurezas e contaminações. Deixe os morangos de molho, por cerca de 20 minutos, numa mistura de água e limão ou vinagre antes de serem consumidos, assim libertam mais o seu sabor.

Por tudo isto, ontem resolvi fazer clafouti de morangos.

A minha sobremesa com morangos

Ingredientes:
4 maçãs reinetas 
300 g de morangos
1 cálice de rum ou whisky
100 g de açúcar mascavado
60 g de farinha
4 ovos
3 dl de leite
manteiga para untar a forma, açúcar em  pó  para polvilhar

1 - Descasque as maçãs, retire os caroços e corte em gomos. Lave muito bem os morangos, use a minha sugestão, retire o pé e corte em quartos. Regue os frutos com o rum ou o whisky e reserve.
2 - Ligue o forno a 180º c. Unte uma forma refratária com manteiga e polvilhe com açúcar. Distribua a fruta pela forma e reserve.
3 - Misture o açúcar mascavado com a farinha e os ovos e mexa bem. Junte o leite e mexa novamente. Disponha na forma e leve a meio do forno a cozer, durante 25 minutos. 
Comam quente ou frio polvilhada com açúcar.
A minha sobremesa com morangos uma sugestão para este fim-de-semana. Bom apetite.




2 comentários: