20 de maio de 2014

Maus tratos a idosos

Maus tratos a idosos. Hoje ouvi mais uma notícia chocante, no programa Você na TV, apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, sobre uma idosa ter sido barbaramente amarrada, até ficar sem pele, pelo motivo de estar a pedir comida, porque tinha fome. Esta barbaridade passou-se num dos muitos Lares ilegais existentes no nosso país.
Estou revoltada e triste com esta lamentável situação, sinto-me impotente, por não conseguir evitar estas situações no meu país.  
É verdade o que a Cristina Ferreira disse "porque é que as nossas entidades competentes continuam a deixar estas pessoas exercerem esta atividade? Porque em vez de lidarem com idosos não espalham as suas frustrações em sacos de boxe?
Porque é que as empregadas,  se não sentem amor pelos idosos não mudam de área?
Porque não existe uma avaliação de carácter humano para avaliar estas empregadas, se são ou não as mais indicadas para esta profissão?
Porque é que admitem pessoal sem formação na área?
Também é verdade o que o Manuel Luis Goucha disse "que algumas cuidadoras gozam com a má mobilidade dos idosos" e eu acrescento com os  tiques, com as doenças, em especial as de Alzheimer".Tudo para elas é motivo de riso e chacota. Felizmente são um número inferior, mas existem e eu que o diga, pois já tive o desprazer de trabalhar com algumas. 
Porque é que algumas empresárias de Lares de idosos só vêm cifrões na testa dos idosos?
Porque é que alguns filhos permitem estes maus tratos aos seus pais? 
Porque é que só os vão lá colocar e nunca mais lá voltam?
Porque é que colocam os pais num destes miseráveis Lares onde são mal tratados e vão trabalhar para as Instituições a cuidar dos pais dos outros? Será que cuidam bem deles?Tanta pergunta que eu gostaria de ter resposta. Algumas eu sei, mas gostaria da vossa opinião.
Só sei que para essas pessoas sem escrúpulos isto de cuidar e ter residência para idosos é um negócio muito lucrativo.
Estas pessoas esquecem-se  de como está a nossa sociedade, uma sociedade que cada vez mais olha para os idosos como trapos velhos, tratados sem respeito e dignidade, e que não ensina às suas crianças a tratar os mais velhos com amor e respeito, quando chegar a vez delas serão tratadas da mesma maneira ou pior.
Maus tratos a idosos. Deixo-vos uma recomendação se souberem de algum caso de maus tratos por favor denunciem às entidades competentes. Não permita!



Sem comentários:

Enviar um comentário