8 de maio de 2014

As lendas da Serra de Sintra



As lendas da Serra de Sintra. Sintra é uma terra rica em lendas, com variadas versões que alimentam o imaginário popular, de mundos subterrâneos, amores impossíveis ou de um qualquer tesouro escondido. 
A  que mais me fascina é a Lenda de Agharta.

"A palavra Agharta é de origem budista. Refere-se ao Mundo Subterrâneo ou Império, em cuja existência todos os verdadeiros budistas acreditam fervorosamente. Eles também acreditam que este Mundo Subterrâneo tem milhões de habitantes e muitas cidades, todas sob o supremo domínio de Shamballah, a capital do mundo subterrâneo, onde reside o Chefe Supremo deste Império, conhecido no Oriente como Rei do Mundo.
Acredita-se que deu ordens ao Dalai Lama do Tibete, que era o seu representante terrestre e que as suas mensagens eram transmitidas através de certos túneis que ligam o Mundo Subterrâneo ao Tibete".
A Lenda de Agharta consolida-se à custa dos subterrâneos que correm toda a serra e por onde os Mouros teriam fugido, aquando da tomada do Castelo, já que D.Afonso Henriques o encontrou vazio de gente. Diz quem sabe, que um desses subterrâneos termina no Convento dos Capuchos, outro no Palácio da Vila, na Quinta da Regaleira ou até em Rio de Mouro.

As lendas da Serra de Sintra, também conhecida por Monte da Lua são mais de uma dezena. Por contar e para descobrir ficam outras tantas.


Sem comentários:

Enviar um comentário