14 de abril de 2014

Receita do folar da Páscoa

Receita do folar da Páscoa. Inicialmente  foi chamado de folore, o bolo veio, com o decorrer do tempo a ficar conhecido por folar e tornou-se numa tradição que celebra a amizade e a reconciliação. Durante as festividades cristãs da Páscoa, o afilhado costuma levar, no Domingo de Ramos, um ramo de violetas, ou um ramo (alecrim, oliveira e louro) benzido, na missa,  à madrinha de batismo e esta, no Domingo de Páscoa, oferece-lhe em retribuição um folar.
Como fazer?
Dissolva 12 g de fermento de padeiro em 2,5 c (sopa) de leite morno e deixe levedar por 10 minutos. Misture bem 225g de farinha de trigo com 120 g de açúcar a raspa de  limão, junte 110 g de manteiga amolecida, 4 ovos e amasse. Junte a mistura do fermento já leveda e amasse. Deixe levedar durante 20 minutos. Coza 1 ovo.
Divida a massa em duas partes e tenda em rolo. Enrole os rolos um num outro, dando-lhe a forma de um torcido. Una as extremidades, colocando no centro o ovo cozido. Deixe repousar meia hora, pincele com a gema de 1 ovo batida e polvilhe com miolo de amêndoa. Leve a cozer no forno a 180º C por 35 minutos. Deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó.

Receita do folar da Páscoa. Espero que gostem desta receita e que depois de confecionada ofereçam aos vossos afilhados este delicioso folar, celebrando assim a festa da amizade.





Sem comentários:

Enviar um comentário