30 de março de 2015

Caril de frango e cuscuz no wook


Caril de frango e cuscuz no wook. Os cuscuz são uma alternativa ao arroz, batatas ou massas, são uma sêmola de cereais, ricos em nutrientes.
Os cuscuz são usados na região magrebina que fica no norte de África e confeccionados numa tagine. Tagine é uma panela de barro cozido, pintado ou envernizado que resiste a temperaturas elevadas. Tem uma tampa cónica concebida de forma que todo o vapor volte para o fundo da panela. Sem a tampa é usada como uma travessa para levar a comida para a mesa.  Um dos países que usam tagine e  cuscuz é Marrocos.
Como não tenho uma tagine, para o almoço de hoje fiz cuscuz no wook e um caril  de frango muito suave.
Eis as receitas:
Caril de frango (pernas)

Ingredientes:

- 6 pernas de frango;
- 1 cebola;
- 3 dentes de alho;
- 1 colher de sopa de caril;
- 0,5 colher de sopa de açafrão;
- l lata de leite de coco:
- sal q.b.;
- pimenta preta q.b;
- azeite q.b;
- vinho branco q.b.

Preparação:

Refogar a cebola picada e os dentes de alho picados no azeite. Juntar as pernas de frango o sal, vinho branco  a pimenta e deixar cozer por 20 minutos.
Dissolva o pó de caril e o açafrão num pouco de leite de coco, junte esta mistura ao restante leite de coco. De seguida junte ao frango, misture bem e deixe apurar uns 10 minutos.

Cuscuz

A confecção de um prato de cuscuz saboroso não tem segredos. A regra é que uma chávena de cuscuz corresponde a uma chávena de água ou caldo .

Preparação:

Refogue 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 pimento cortado em tiras em azeite. Junte sal, açafrão ou outra especiaria a gosto, uma chávena de água ou caldo de legumes. Quando estiver a ferver desligue o lume, acrescente uma chávena mal cheia de cuscuz, tape e deixe repousar durante cinco minutos. Depois desse tempo mexa os cuscuz com um garfo para que fique bem solto. 
Caril de frango e cuscuz no wook. Alguém disse que comer caril faz correr o homem velho na maratona. Bom apetite!.











Sem comentários:

Enviar um comentário