1 de dezembro de 2014

Receita de merengado de amoras

Receita de merengado de amoras. Cá em casa todos nós adoramos  esta sobremesa de arroz- doce, merengue  e frutos silvestres, um doce  que me faz regressar à minha infância.

Em criança uma ou duas vezes por semana  quando ia para a Escola Comercial  em Viseu, descia a famosa Rua Direita , que na realidade é a Rua mais torta da cidade de Viseu, entrava na Pastelaria Santa Rita e comprava um suspiro. O  prazer que eu sentia ao comê-lo era imenso, sabia-me como se fosse um manjar dos deuses.

Na época dos frutos silvestres em especial as amoras, adorava  apanhá-las quer fosse nos campos nas silvas ou trepar às imensas amoreiras que ladeavam a Rua principal da aldeia onde o meu pai tinha nascido, e  por fim, dá-las à minha avó para ela fazer esta delícia de sobremesa.
Em sua memória, hoje resolvi deixar-vos esta deliciosa receita. 

Receita de merengado de amoras

Arroz-doce: 1 vagem de baunilha, 2 l de leite, 1,5 dl de água, 1 c. (de sopa) de manteiga, 250 g de arroz carolino, 250 g de açúcar, 4 gemas.

Merengue: 2 claras, 80g de açúcar, 250 g de amoras, açúcar em pó q.b.

Confeção:

Junte a vagem de baunilha ao leite e ferva-o. à parte leve a água ao lume com a manteiga. Lave o arroz, adicione-o à água e cozinhe em lume brando. Quando a água secar, regue com o leite e deixe cozinhar mexendo
.
Assim que o arroz estiver cozido, junte o açúcar e deixe cozer mais alguns minutos, retire e deixe arrefecer. Bata as gemas e junte-as ao arroz. Leve ao lume por mais três minutos e distribua por recipientes individuais. Bata as claras em meio-castelo.

Junte o açúcar e bata até obter um merengue firme e brilhante. Verta para um saco de pasteleiro e decore o arroz-doce.
Leve ao forno a gratinar. Guarneça com as amoras e polvilhe com o açúcar em pó.

Receita de merengado de amoras, uma receita simples, para mim cheinha de afetos. O afeto conduz a alma, como os pés conduzem o corpo. Bom apetite!!





Sem comentários:

Enviar um comentário