27 de agosto de 2013

Conto da semana - Como derrubar muros

Conto da semana - Como derrubar muros. Há dias em que a realidade não me basta. Preciso de outra história em novo conto, um novo drama, uma nova vida com um mundo imaginário para me entender a mim e ao mesmo tempo o mundo que me rodeia incluindo alguns elementos da minha família.
Hoje é um dia desses.

Derrubar muros

Num deserto viviam dois eremitas. Cada qual tinha a sua gruta, uma em frente da outra. Depois de muitos anos de mortificação, um dos dois eremitas estava verdadeiramente convencido que tinha alcançado a perfeição. 
O outro era também um homem piedoso mas sobretudo muito bondoso. Parava a conversar com os viajantes, confortava os tristes, ajudava quem necessitava e até hospedava na sua gruta os que andavam perdidos.
O colega eremita, criticando-o, disse-lhe:
- Perdes  tanto tempo com pessoas em vez de o dedicares à oração!
O bondoso eremita não fazia caso das críticas e continuava a fazer o bem sem olhar a quem.
O outro para mostrar o seu desagrado, decidiu colocar uma pedra à porta da sua própria gruta, todas as vezes que via o outro a acolher alguém. As pedras foram-se acumulando à entrada da gruta. Passado algum tempo, eram tantas que formavam um verdadeiro muro. E o eremita ficou fechado lá dentro, isolado, sem poder sair.

Este eremita fazia consistir a perfeição em passar o seu tempo a recitar orações e a fazer penitências. Fazia apenas isso sem se preocupar com o próximo, não ligando ao sofrimento nem às suas necessidades. O outro eremita bondoso também rezava mas estava atento às necessidades do próximo prestando-lhe auxílio. Tinha tempo para orar e tempo para dedicar ao próximo.

Conto da semana - Como derrubar muros. Quando  temos vontade em ajudar o próximo ou mesmo familiares que estejam a passar dificuldades  não há muros que não consigamos derrubar, não há obstáculos quando existe uma grande vontade de realizarmos alguma coisa, basta querer. A falta de tempo não é desculpa para tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário