7 de agosto de 2013

A minha paixão pelos livros-leitura




 A minha paixão pelos livros - leitura. Desde criança que sinto uma paixão pelos livros, os contos, as histórias verdadeiras ou fictícias que narram levam-me a viajar no tempo,  dão-me conhecimento sobre o mundo e uma grande experiência de vida. Sinto-me iluminada.

Quando a sua história é muito boa fico presa a ele e só paro quando alcanço o fim. Se a personagem está deprimida, eu também fico. Se ela é apaixonada, eu fico in love, com o  coração palpitante. Quando transmite uma mensagem fico pensativa, reflito e tento mudar a minha maneira de ser ou estar. No final do livro quase sempre fico com os olhos cheios de lágrima, emocionada.

Neste momento acabei de ler Tolstoi (um escritor Russo) um  livro de histórias populares russas com o nome "A Terra que um Homem precisa", que narra o seguinte:

O drama de Pahóm

"Pahóm personagem principal deste conto, é-nos apresentado com toda a sinplicidade e dureza, com base no poder corruptor, das nossas naturezas vulgares, da propriedade e da riqueza, exemplificado nos seguintes excertos deste conto:
- Não trocaria a minha vida pela vossa; é certo que vivemos com alguma rudeza, mas, pelo menos, não estamos sempre ansiosos; vocês vivem com mais conforto e mais inteligência, mas ganham muitas vezes mais do que precisam e estão sempre em riscos de perder tudo.
E não precisamos de nos curvar diante de ninguém: vocês na cidade, vivem rodeados de tentações; hoje tudo corre bem, mas amanhã o diabo pode tentar o teu marido com a bebida, o jogo ou as mulheres - e lá se vai tudo. (...)
Mas o diabo tinha estado sentado num recanto da lareira e tinha ouvido tudo; ficara contentissímo quando vira que a mulher do camponês arrastara o marido para a gabarolice  e quando percebera que o homem pensava que, se tivesse terra à vontade, não temeria o diabo.
- "Muito bem pensou o diabo. Vamos lutar um com o outro; dou-te toda a terra que quiseres e há-de ser por essa terra que te hei-de apanhar". 

Moral da história: 
Nascemos sem nada...
Partimos desta vida sem nada levar,
 a não ser... sete palmos de terra.

A minha paixão pelos livros - leitura é uma paixão barata que me consola, distrai e me emociona, como dizia Elizabeth HardwicK.


 
 

.






Sem comentários:

Enviar um comentário