7 de junho de 2013

Prolapso da bexiga na mulher.



Prolapso da bexiga na mulher é conhecido popularmente como "bexiga descaída" que resulta da progressão dos órgãos genitais pelo canal vaginal, chamada de prolapso genital. Podem acontecer também prolapsos de uretra, reto, útero, inclusive da própria vagina. Acontece quando existem deficits de sustensão, os órgãos pélvicos acabam por descer.
A musculatura do assoalho pélvico quando não consegue contrair e empurrar os órgãos para cima mantendo-os em suas posições nos esforços, como, espirrar, tossir, rir, na realização de exercício físico, surge o prolapso. em virtude  da pressão intra-abdominal aumentar.

A bexiga é um órgão do aparelho urinário, um órgão oco, com paredes musculares, no qual se acumula a urina antes de ser eliminada pela micção (acto de urinar). A urina, excretada pelos rins, é drenada continuamente para a bexiga através de dois longos tubos chamados ureteres. A bexiga dilata-se e contraí-se consoante a urina é acumulada ou eliminada. Nos adultos a capacidade da bexiga é de meio litro. A acumulação da urina causa um desconforto, provocando a vontade de urinar.

As alterações patológicas que podem atingir a bexiga são:

- Cálculos;

- Tumores benignos ou malignos;

- Hérnias (saliência através de um orifício);

- Cistite (Inflamação).


A prevenção consiste em praticar os exercícios de Kegel.

O tratamento destes casos é da responsabilidade de um especialista chamado urologista.


Quando o prolapso se instala o tratamento e a fisioterapia não resultam. O urologista deverá aconselhar a cirurgia.
Prolapso da bexiga na mulher, uma situação muito complicada e dolorosa quando surge a bola à entrada do canal vaginal, necessário recorrer à cirurgia. Sei do que falo, pois foi isto mesmo que aconteceu à minha mãe.



Sem comentários:

Enviar um comentário