2 de fevereiro de 2012

Prevenção do cancro - Como diminuir o risco de o contrair

Por iniciativa da União Internacional Contra o Cancro, assinala-se a 4 de Fevereiro de 2012 o dia Mundial Contra o Cancro.

"Veja o que é possível fazer para diminuir para metade as hipóteses de desenvolver um tumor maligno e quais as atitudes saudáveis que devemos ter:

1 - Previna os cancros femininos fazendo exercício físico. Fazer exercício físico diariamente, como caminhar durante 20 minutos, mantém sob controle o nível de estrogénio, a hormona responsável por muitos cancros que atingem as mulheres;

2 - Aumente as defesas do seu corpo. As frutas e hortaliças além de protegerem o coração de várias doenças, também afastam o perigo do cancro de mama, pulmão, próstata e estômago.
Deve ingerir diariamente 2 peças de fruta e 1 prato de sobremesa com hortaliças;

3 - A água compõe a maior parte do nosso corpo, diariamente perdemos grande parte dela, por isso devemos repô-la todos os dias. A água é o liquido que mais evita o risco de cancro de mama e de cólon e também protege os rins e a bexiga do desenvolvimento de células cancerígenas. Devemos beber 35 ml de água por cada quilo do nosso peso, isto dá uma média de 2,1 litros para pessoas com 60Kgs;

4 - Segundo estudos recentes, a alface frisada tem vitamina K que impede a rápida reprodução das células cancerígenas no corpo. As ervas e pimentas contêm uma substância que eliminam células defeituosas antes que elas se espalhem.  Devemos comer 1 prato de alface com limão, 1 pitada a 1 colher (chá) de pimenta. Evitamos assim que o tumor se espalhe;

5 -  Segundo um estudo de pesquisa da Universidade Vanderbit, nos Estados Unidos, o café possui duas substâncias que ajudam a reduzir o risco de cancro de pele, útero e pulmão até 30%. Evita também que rugas, manchas e outros sinais de expressão apareçam antes do tempo. Devemos beber uma chávena por dia.

Não se esqueça que a prevenção é muito importante, assim como o rastreio e os médicos de família estarem muito atentos às doenças dos familiares dos seus doentes.
O cancro detectado no inicio tem tratamento. Não se descuide, pois não acontece só aos seus vizinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário