21 de fevereiro de 2012

Empadão de carne Campestre - Cottage Pie Recipe



Numa das vezes que estive em Londres, o meu filho mais novo que reside lá há oito anos,  para me mimar e ficar sabedora dos seus dotes culinários, cozinhou um prato típico inglês num dos jantares que lá tive. O Cottage Pie Recipe, é um prato  parecido como o nosso empadão de carne. O meu filho usou carne fresca de vaca picada, mas também pode ser feito com carne de borrego. Mas se por algum motivo tiver em casa sobras de carne assada, pode utilizá-las. Em tempos de guerra não se limpam as armas.

Estava muito bom, o pequeno deixou-me de boca aberta. Tem mesmo jeito para a coisa o rapaz.

Como gostei muito do prato resolvi fazê-lo no Domingo para o jantar, a noite estava fria e  convidava a comer uma comidinha quentinha, acabada de sair do forno.

Eis a receita:

Ingredientes: 1 cebola, 2 cenouras; 1 colher de sopa de óleo, 500grs de carne de vaca picada, 2 colheres de sopa de farinha, 1 colher de sopa de molho de tomate (kectchup), 1/2 colher de sopa de molho Inglês, 1 chávena de ervilhas, 1 chávena de milho (opcional), 1 ramo composto de salsa, coentros, e uma folha de louro inteira, 3 a 4 batatas grandes, 1 colher de sopa de manteiga, sal e pimenta preta, 1 caldo de carne, 1 pacote de queijo ralado.

Descasque e pique a cebola e 1 cenoura finamente.Aqueça o azeite numa frigideira grande, adicione a cebola e deixe cozinhar até que a cebola fique transparente ou translúcida. Adicione a carne picada e refogue, mexendo com uma colher de pau. Quando a carne estiver com um bronzeado adicione a farinha. Em seguida adicione o molho de tomate, o molho inglês as ervilhas e a outra cenoura cortada às rodelas finas, o milho e as ervas aromáticas. Mexa bem. Gradualmente junte o caldo de carne e deixe ferver. Reduza o fogo, tampe a frigideira durante 10 a 15 minutos. Adicione o sal e a pimenta a gosto. O molho deve ficar bem grosso. Remova o ramo das ervas aromáticas e reserve a mistura.

Descasque as batatas, corte em quartos e coloque numa panela a cozer. Adicione um pouco de sal. Quando estiver a ferver, reduza o fogo e cozinhe por 10 a 15 minutos. Quando as batatas estiverem cozidas, escorra e coloque a panela no fogo por alguns segundos para não deixar evaporar a água extra, Esmague as batatas com um esmagador, junte uma colher de sopa de manteiga até ficar em puré cremoso, adicione um pouco de leite se necessário.

Pré-aqueça o forno a 190º. Coloque a mistura da carne ervilhas e do milho, num tabuleiro, cubra com o puré de batata,  por cima do puré espalhe o queijo ralado. Leve ao forno durante 15 a 20 minutos. Bom apetite.


2 comentários:

  1. Minha amiga, parece ser delicioso!
    Ter um filho a cozinhar bem é uma mais valia, de vez em quando sempre nos dão um dia de folga da cozinha...
    Beijinho
    Rosinda

    ResponderEliminar
  2. Rosinda, é mesmo delicioso. Alguns pratos ingleses não gosto, principalmente o peixe frito com batatas fritas. Mas outros são uma delícia... Aliás em Londres existe restaurantes com comidas de todo o mundo é uma loucura...
    Tenho bastante pena de ele não estar cá, mas é lá a vida dele. Assim sempre tenho desculpa para ir a Londres.
    Um beijão
    Goretti

    ResponderEliminar