16 de abril de 2012

Campanha Desperdicio Zero

Arrancou hoje a campanha, cuja ideia partiu de um  piloto da TAP,  António da Costa Pereira tendo em vista o aproveitamento da comida que sobra nos restaurantes. Não são os restos. É a comida que sobra e que senão for aproveitada segue para o lixo.
A logística, para recolher a comida, mantê-la em boas condições e levá-la a quem dela precisa é imensa. Foi necessário negociar com os restaurantes a hora de recolha, ligar essa operação por zonas, e entregá-la também por zonas. Serão pois, várias equipas a trabalhar em cada cidade, constituídas por voluntários.

Esta ideia já nasceu há cerca de um ano e  agora está operacional.  O que antes era proibido, hoje é permitido pelas autoridades.
Não vai resolver os problemas da economia, evidentemente, mas resolverá o problema da fome. E, mostra, mais uma vez que há tarefas e ideias brilhantes que o Estado nunca conseguirá implementar, nem sequer lembrar-se delas...
E mais uma vez o envolvimento da sociedade civil é determinante para uma democracia mais justa e mais participada.
Este hino é com música de João Gil e letra de Tim, participam: Ana Bacalhau, Anabela, Anjos, António Pinto Basto, Adriana, Ana Sofia Varela, Armando Teixeira, Boss AC, Camané, Carlos Mendes, Chullage, Cristina Branco, Cuca Roseta, Fernando Cunha, Fernando Girão, Fernando Tordo, Gomo, Janita Salomé, João Pedro Pais, Jorge Palma, João Gil, Kátia Guerreiro, Lara Li.

Sem comentários:

Enviar um comentário