20 de junho de 2012

Receitas da minha cozinha


Se algum dia me sair o Euromilhões quero ter uma cozinha de sonho. Quero uma cozinha grande onde a  família se possa reunir. Onde possa receber os amigos e a família  Com uma mesa grande, onde os meus filhos e neto possam estar a conversar ou a trabalhar. Um espaço  com cheiros agradáveis que me recordem a infância e a minha avó.

Talvez porque o conceito de união da minha família me foi transmitida à mesa na hora das refeições. Porque a cultura moderna trouxe desapego ao acto de cozinhar. Da figura que mantinha unida a família à volta da mesa. A mãe, a mulher, a cozinheira. "Cozinhar não é um serviço é uma arte, um prazer minha neta", dizia -me a minha avozinha.

Por tudo isto, a cozinha é tão importante para mimÉ um espaço de conversas, de união e de inspiração.

Receita do Bolo de Batatas
Ingredientes:
100 grs de Maizena, 1 embalagem de Pudim Flan, 7 gemas, 2 claras, 250 grs de açúcar, 125 grs de batatas cozidas.
 Deite as gemas e as claras para um tigela e junte-lhes o açúcar. Leve as batatas a cozer em água temperada de sal. Enquanto cozem, bata a misturadas gemas com a clara e o açúcar até triplicar o volume. Reduza as batatas a puré e junte-o à massa anterior. Bata mais um pouco junte-lhe a farinha peneirada e misture tudo delicadamente. Deite para uma forma redonda, com 20cn de diâmetro, untada com manteiga. Leve ao forno a 200ºC durante 40 minutos aproximadamente, depois desenforme e deixe arrefecer. Prepare o Pudim como indica a embalagem. Sirva o bolo em fatias e o pudim como molho, ou então cubra-o com o pudim.
Este bolo fica tipo pão-de-ló e conserva-se muito tempo húmido graças à batata.


Serve de sobremesa ou para acompanhar com um chá, café ou um sumo natural de laranja.
Bom apetite!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário